1win fortune tiger Mudança climática agrava doenças cardiovasculares, aponta estudo
Pesquisadores da Austrália descobriram que o aumento global das temperaturas está elevando os riscos causados pelas doenças cardiovasculares1win fortune tiger, segundo um estudo publicado no periódico científico European Heart Journal.
As doenças cardiovasculares são o segundo maior contribuinte na chamada "carga de doença fatal" na Austrália. Elas incluem doença cardíaca coronariana, fibrilação auricular, ataque cardíaco, cardiopatia congênita, insuficiência cardíaca e AVC (acidente vascular cerebral).

A carga de doença é o impacto que um problema de saúde tem na vida das pessoas, considerando não apenas a mortalidade, mas também o quanto uma vida normal fica comprometida pela doença.
Pressão alta, colesterol alto, falta de atividade física, má nutrição, tabagismo e estresse são fatores de risco bem conhecidos para doenças cardiovasculares. O estudo destaca como a exposição ao calor extremo tem sido negligenciada.
"A carga de doenças cardiovasculares devido ao clima quente no contexto das mudanças climáticas pode dobrar nos próximos 25 anos", diz o principal autor do estudo, o cientista Peng Bi, especialista em saúde pública da Universidade de Adelaide, Austrália.
O estudo se soma a crescentes evidências de que o calor causado pelas mudanças climáticas é um problema cada vez maior para a saúde. "Este é um chamado bastante alarmante para nossa comunidade, para nossos provedores de serviços e para nossos formuladores de políticas", afirma Bi.
Anos de vida saudável perdidosA pesquisa analisou dados de saúde da população australiana entre 2003 e 2018 e é o primeiro a mostrar que altas temperaturas têm um grande impacto na saúde cardiovascular.
Os investigadores utilizaram uma métrica conhecida como "anos de vida ajustados por incapacidade" (ou DALYs, sigla em inglês), que quantifica os anos de vida saudável perdidos devido a uma doença, seja por viver com uma deficiência ou por morrer prematuramente.
A análise descobriu que a população da Austrália perdeu, a cada ano, em média, quase 50 mil anos de vida saudável (DALYs) devido a doenças cardiovasculares relacionadas ao calor durante o período analisado.
O estudo descobriu ainda que pessoas que vivem em áreas mais quentes do país, no norte australiano, correm maior risco de sofrer com doenças cardiovasculares relacionadas ao calor.
A modelagem realizada pelo grupo de pesquisa também descobriu que as doenças cardíacas relacionadas ao calor devem dobrar à medida que as temperaturas globais continuem a aumentar.
Adaptação ao calorBi diz que as autoridades precisam considerar novas medidas para proteger populações vulneráveis de problemas de saúde relacionados ao calor. "Pessoas com doenças crônicas, idosos e pessoas com baixo status socioeconômico correm alto risco", afirma.
Isso inclui verificações em grupos vulneráveis. Após uma forte onda de calor em 2009, Bi trabalhou com autoridades locais para introduzir um sistema de verificação por telefone.
Durante os dias quentes, estudantes universitários voluntários na Cruz Vermelha faziam uma ligação telefônica para idosos duas vezes por dia para verificar se eles estavam bem e, caso contrário, sugeriam algumas ações.
Outras medidas incluem mudanças de comportamento para se adaptar ao calor, como:
Manter-se em ambiente fresco e fechado sempre que possível em dias quentes Reduzir os níveis de atividade física Reduzir a exposição ao sol ao ar livre Manter-se hidratado Usar ar-condicionado para reduzir as temperaturas internas Cuide-se A Plataforma que mais paga | ZA9BET | Apostas GratisA pesquisa incluiu apenas dados de saúde da população australiana, o que significa que é difícil transpô-la para outras partes do mundo, diz o cardiologista Filippo Crea, da Universidade Católica do Sagrado Coração, em Roma.
"No entanto, é definitivamente razoável supor que a tendência seja a mesma em outras regiões. Na Austrália, a mudança climática é, em média, maior do que na Europa, então esse é um extremo", diz.
O estudo australiano se alinha com dados de outros países que mostram que o aumento das temperaturas está causando problemas de saúde. Em 2017, estudos previram que até 70% da população da Índia poderia ser exposta a um calor sob o qual não é mais possível viver até 2100.
Uma pesquisa mexicana recente projetou um aumento de 32% nas mortes relacionadas à temperatura entre pessoas com menos de 35 anos até 2100 se a população global e as emissões de carbono continuarem crescendo no atual ritmo.
Bi e seus colegas escreveram que estudos são necessários para avaliar como as pessoas podem se adaptar às mudanças climáticas, particularmente as pessoas mais vulneráveis a condições de saúde afetadas pelo calor.
jogo fortune tigerbenefício do assinante
Você tem 7 acessos por dia para dar de presente. Qualquer pessoa que não é assinante poderá ler.
benefício do assinante
Assinantes podem liberar 7 acessos por dia para conteúdos da Folha.

Recurso exclusivo para assinantes
jogo do fortune tigerassine ou faça login
Leia tudo sobre o tema e siga:
jogo do trigre mudança climática saúde sua assinatura pode valer ainda maisVocê já conhece as vantagens de ser assinante da Folha? Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui). Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia. A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muitoMais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
ASSINE POR R$ 1,90 NO 1º MÊS Envie sua notícia Erramos? Endereço da página https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2025/03/mudanca-climatica-agrava-doencas-cardiovasculares.shtml Comentários Termos e condições Todos os comentários Comente Comentar é exclusividade para assinantes. Assine a Folha por R$ 1,90 no 1º mês notícias da folha no seu email


Recurso exclusivo para assinantes
fortune tigrePresenteie que você ama com smartphone novinho no Natal da ZA9BET. Não Fique de fora.assine ou faça login
STF retoma julgamento de Bolsonaro com voto de Moraes; veja os próximos passosExpectativa no tribunal é acusação ser acolhida por unanimidade pelos cinco integrantes da Primeira Turma
26.mar.2025 às 4h02
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Brasil leva 039;porrada039; da Argentina, ouve 039;olé039; e vê pressão sobre Dorival aumentarSeleção é dominada e leva 4 gols em Buenos Aires a pouco mais de um ano para a Copa
25.mar.2025 às 22h59 fortunetiger
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
ADPF das Favelas: STF retoma julgamento, e relator deve ajustar voto para definir ação da Polícia FederalExpectativa é que Supremo estabeleça procedimentos para uso de força policial nas comunidades do Rio de Janeiro
25.mar.2025 às 13h50Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.
Modal 500O jornalnbsp;Folha de S.Paulonbsp;(1921 - 2025)nbsp;eacute; publicado pela Empresa Folha da Manhatilde; S.A. CNPJ: 60.579.703/0001-48
NEWSLETTERCadastro realizado com sucesso!
OkPor favor, tente mais tarde!
Ok