fortunetiger

tigrinho que nao precisa depositar Zambelli cassada reforça precedente eleitoral sobre fake news e põe deputada na dependência do TSE

data de lançamento:2025-02-18 13:58    tempo visitado:189
fortune tiger

A decisão do TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) de cassar o mandato da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) nesta quinta-feira (30) se soma a outros precedentes da Justiça Eleitoral envolvendo condenação por desinformação contra as urnas e o Judiciário.tigrinho que nao precisa depositar

Como os recursos da deputada têm efeito suspensivo na aplicação das punições –que abrangem, além da cassação, a pena de inelegibilidade por oito anos a contar da eleição de 2022–, ela segue no cargo até que eles sejam julgados.

Assim, a decisão final sobre a manutenção ou não de seu mandato, deverá ser do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Zambelli ainda pode tentar apresentar algum questionamento ao próprio tribunal paulista ou recorrer diretamente à corte superior. Procurada pela Folha, a defesa da deputada disse que a estratégia ainda será definida.

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) - Pedro Ladeira/Pedro Ladeira - 25.out.23/Folhapress

O precedente que inaugurou o entendimento da Justiça Eleitoral quanto à possibilidade de cassação por desinformação sobre a integridade das urnas ocorreu em 2021 e foi citado no voto de Encinas Manfré, relator da ação contra Zambelli e corregedor-regional eleitoral de São Paulo.

Naquele ano, o TSE cassou o então deputado estadual Fernando Francischini (à época no PSL-PR), que, no dia da eleição de 2018, tinha publicado um vídeo em que dizia que as urnas haviam sido fraudadas para impedir a votação no então candidato a presidente Jair Bolsonaro.

O entendimento na ocasião foi de que o ato configurava abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação social, mesma imputação dada agora a Zambelli.

fortunetiger

De lá para cá, o próprio ex-presidente Bolsonaro acabou sendo condenado em uma ação do mesmo tipo referente às eleições de 2022 e com o mesmo enquadramento. Em 2023, a maioria dos ministros do TSE entendeu que sua conduta, em reunião com embaixadores com afirmações falsas sobre as urnas, configurava abuso de poder. No caso dele, no entanto, a pena foi apenas de inelegibilidade, dado que ele não tinha sido eleito.

Zambelli foi condenada por um placar de 5 votos a 2, com a maioria dos magistrados seguindo o entendimento de Manfré. Entre seus argumentos, ele afirmou que o alcance das redes sociais da deputada, com milhões de seguidores, foi "essencial para a disseminação massificada de conteúdos falsos ou gravemente descontextualizados".

Filme e Séries com ZA9BET TV+ Maratone no ZA9BET TV+ em Todas as Telas. Banda líder em ultravelocidade e 5G+ no celular. FolhaJus fortune tiger

Já Maria Cláudia Bedotti, que proferiu um dos dois votos contra a cassação, apontou que embora considerasse que as falas da parlamentar de fato ultrapassaram os limites da liberdade de expressão, elas não teriam sido suficientes para comprometer a lisura das eleições e a igualdade entre os candidatos.

Também no caso de Francischini, o único magistrado a apresentar voto divergente não deixou de destacar que a conduta do parlamentar era reprovável. Mas discordou que o ato fosse suficiente para justificar a cassação do mandato.

A defesa de Zambelli disse no processo que não houve ato ilícito na conduta e também que suas postagens estão amparadas na liberdade de expressão. Argumentou ainda que várias das postagens feitas em período pré-eleitoral seriam apenas compartilhamentos de conteúdos de outros veículos e que tampouco eram ilícitos ou inverídicos os conteúdos divulgados durante a campanha.

Bônus De Boas-Vindas

Fernando Neisser, que é advogado eleitoral e professor de direito eleitoral na FGV-SP avalia que a decisão segue o precedente do TSE sobre o caso Francischini e que é de se imaginar que o resultado seja mantido na corte superior, dado que não teria havido alguma mudança relevante de compreensão da corte sobre o tema.

"O TSE já assentou a compreensão de que a desinformação maciça contra o sistema de votação tem a finalidade de deslegitimar o processo eleitoral. Isso quebra a ideia de legitimidade e normalidade do processo eleitoral."tigrinho que nao precisa depositar



Anterior:Red Tiger Gaming 1xBet Painel: Pesca só serve para usar avião da FAB, diz deputado do PSD sobre pasta ocupada pelo partido
Próximo:tigre slots Nazismo assassinou milhões além dos judeus, de ciganos a Testemunhas de Jeová