fortunetiger

hora pagante fortune tiger A China realmente controla o Canal do Panamá, como diz Trump?

data de lançamento:2025-02-20 12:21    tempo visitado:148
fortune tiger

O secretário de Estado dos Estados Unidoshora pagante fortune tiger, Marco Rubio, advertiu no domingo (2) que o governo americano tomará medidas contra o Panamá se a influência da China no canal não for reduzida.

O principal representante da diplomacia dos EUA se reuniu com o presidente panamenho, José Raúl Mulino, em visita oficial ao país.

Pouco depois, o governo de Mulino anunciou que não renovará um entendimento assinado com a China em 2017 no âmbito da Iniciativa Cinturão e Rota, um plano estratégico com ramificações geopolíticas e econômicas que é um dos pilares da política externa de Pequim.

A imagem mostra um grande navio de carga colorido, com contêineres em várias cores, se aproximando de um porto. Na frente do navio, há um rebocador e, em primeiro plano, dois homens usando uniformes azuis e capacetes, caminhando em direção ao navio. O fundo apresenta uma paisagem montanhosa e céu claro. Navio chinês navega nas eclusas de Cocolí, no Canal do Panamá, em 2018 - Getty Images via BBC News Brasil

De acordo com a agência de notícias AFP, Rubio afirmou no encontro que o presidente dos EUA, Donald Trump, sustenta que o Panamá violou os termos do tratado de devolução do canal concretizado em 1999.

"Ele deixou claro que esse status quo é inaceitável e que, na ausência de mudanças imediatas, seria necessário que os EUA tomassem as medidas necessárias para proteger seus direitos sob o tratado", disse a porta-voz do Departamento de Estado, Tammy Bruce, sem esclarecer que medidas seriam tomadas.

Jogue Jogos Online no ZA9BET Agora. O Melhor Site para Jogar Jogos Online Grátis! Uma Seleção Especial de Jogos Online dos Melhores Desenvolvedores do Mundo. +1.000 Jogos Online. Os jogos que Você Quer. Jogue de Graça. +1.000 Jogos Oficiais. Jogos Virais. Lá Fora

Já o presidente do Panamá disse, após o encontro, não ver ameaça de ação militar por parte dos EUA e afirmou que o tratado com os americanos não está em risco. Ele declarou também que o controle do canal não está em discussão.

"A soberania do Panamá não está em questão, isso é muito importante e expliquei isso em detalhes [a Rubio]", afirmou. "O canal é operado pelo nosso país e assim continuará sendo".

Nas últimas semanas, Trump ameaçou retomar o canal à força, afirmando que são aplicadas tarifas exorbitantes para embarcações americanas e dizendo que o canal seria controlado por soldados chineses —afirmações refutada pelas autoridades panamenhas.

Chances de ganhos a cada giro - Diversão a cada giro: jogue já fortunetiger

A estratégica via navegável, responsável por cerca de 5% do volume do comércio marítimo mundial, é administrada pela Autoridade do Canal do Panamá, uma entidade do governo panamenho, não por soldados chineses.

Ainda assim, a declaração imprecisa de Trump reflete a preocupação de alguns funcionários americanos com os investimentos significativos da China no canal e em sua infraestrutura adjacente.

Mas afinal, qual a real influência da China sob o Canal do Panamá?

A história do Canal

Os EUA tiveram um papel fundamental na construção e administração da hidrovia que une os oceanos Atlântico e Pacífico. Após uma tentativa fracassada da França de construir o canal, os EUA adquiriram os diretos de realizar o projeto. A construção do canal foi concluída em 1914.

A imagem mostra um porto com guindastes altos e estruturas de madeira ao fundo. No primeiro plano, há um barco com várias pessoas em sua borda, observando a cena. O ambiente é montanhoso, com colinas ao fundo e um céu nublado. A construção foi concluída em 1914 - Getty Images via BBC News Brasil

Ele permaneceu sob controle americano até 1977, quando o então presidente Jimmy Carter assinou um tratado para ceder gradualmente o canal ao Panamá —uma medida que Trump já classificou de tola.

Desde 1999, a Autoridade do Canal do Panamá, que pertence ao governo panamenho, mas que opera de forma independente, assumiu o controle exclusivo sobre as operações da via interoceânica. Os acordos firmados entre os EUA e o Panamá determinam que o canal será permanentemente neutro, mas que os americanos se reservam o direito de defender qualquer ameaça à neutralidade do canal utilizando força militar.

Qual é o papel da China nas operações do canal?

Não há evidências públicas de que o regime chinês exerça qualquer controle sobre o canal, mas empresas chinesas possuem uma presença significativa na região.

De outubro de 2023 a setembro de 2024, a China representou 21,4% do volume de carga que transitou pelo Canal do Panamá, tornando-se o segundo maior usuário, atrás apenas dos EUA. Nos últimos anos, a China também realizou investimentos substanciais em portos e terminais próximos ao canal.

Dois dos cinco portos adjacentes ao canal, Balboa e Cristóbal, localizados nos lados Pacífico e Atlântico, respectivamente, são operados por uma subsidiária da Hutchison Port Holdings desde 1997.

fortune tiger

Essa empresa é, por sua vez, subsidiária da CK Hutchison Holdings, um conglomerado com sede em Hong Kong fundado pelo empresário honconguês Li Ka-shing. O grupo possui operações portuárias em 24 países, incluindo o Reino Unido.

A exploração desses portos oferece à CK Hutchison Holdings uma grande quantidade de informações estratégicas potencialmente úteis sobre os navios que transitam pelo canal, afirmou Ryan Berg, diretor do Programa das Américas do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais, um centro de pesquisas com sede em Washington.

"Existe uma crescente tensão geopolítica de caráter econômico entre os Estados Unidos e a China"hora pagante fortune tiger, disse Berg. "Esse tipo de informação sobre cargas seria extremamente útil em caso de uma guerra, envolvendo o controle das cadeias de suprimentos."



Anterior:tigre slots Nazismo assassinou milhões além dos judeus, de ciganos a Testemunhas de Jeová
Próximo:não sobrou nenhum